Você está com a caderneta de vacinação do seu filho(a) atualizada?

Cadastro Único
05/08/2020
Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS)
26/08/2020

A vacina é uma das formas de prevenir algumas doenças, principalmente as doenças mais comuns na infância. A vacina protege o corpo de vírus e bactérias que podem causar graves danos a saúde. Por isso, é tão importante. Pois, ela é a prevenção de manifestações graves de doenças e o que queremos é estarmos saudáveis!

Ah! Além da prevenção para quem toma a vacina, ela também é importante para toda a sociedade uma vez que quanto mais pessoas estiverem imunizadas, mais a sociedade estará protegida e evita assim o aparecimento de doenças.

O Poder da Vacina

A vacina é muito poderosa e  estimula o corpo a se defender contra os organismos (vírus e bactérias) que provocam doenças. Elas fazem que o nosso corpo produza uma defesa, chamada anticorpos que ficam em nosso organismo e evita que a doença apareça. É a tão falada imunidade.

É bom saber que:

A vacinação é um direito da criança. Negar esse direito é ser negligente com a vida do seu filho(a). O estatuto da criança e do adolescente diz:
Art. 7º – “A criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.”

A vacinação é um gesto de amor e proteção. É também um dever dos responsáveis. O Estatuto da criança e do adolescente no artigo 14 diz que: ”É obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias”. Sendo assim, deixar de vacinar a criança e o adolescente  é um descumprimento da lei em que os responsáveis podem responder civil e criminalmente.

Algumas vacinas para serem eficaz devem ser realizadas de acordo com a idade do bebê e da criança. São as chamadas vacinas de rotina.

As campanhas de vacinação como a vacina da gripe que terminou a pouco tempo e atingiu idosos, adultos, crianças, por exemplo, são determinadas de acordo com o Calendário do Ministério da Saúde e não exclui a importância da vacinação de rotina.

Todos podem ser imunizados contra algumas doenças. Há vacinas específicas para cada grupo. Crianças, adolescentes, homens, mulheres e idosos, mas principalmente os bebes

Vacinas podem causar reações como febre, vermelhidão e cansaço. O corpo trabalha muito para estimular o organismo a produzir os anticorpos e ensinar o corpo a se defender . Mas não se preocupe, essas reações geralmente são rápidas e tenha ao tomar a vacina, você está evitando que seu filho ou você mesmo fique doente!

A vacinação é uma proteção contra mais de 20 doenças diferentes, através de 19 tipos de vacinas. Saiba quais doenças podem ser evitadas:

  • Tuberculose
  • Difteria, tétano e coqueluche
  • Poliomielite
  • Influenza (gripe)
  • Hepatite A
  • Hepatite B
  • Sarampo, caxumba e rubéola
  • Varicela
  • Infecções por Hib
  • Doença Pneumocócica
  • Meningite C
  • Febre amarela
  • Rotavirose
  • HPV (Papilomavírus Humano)

A vacinação protege e salva vidas, por isso, mantenha a caderneta de vacinação atualizada.

Quer saber mais? Entre em contato com a ACAM RJ.

Fontes:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cart_vac.pdf

https://www.saude.gov.br/noticias/745-acoes-e-programas/vacinacao/40603-importancia-da-vacinacao

https://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/vivamaissus/vacinacaoinfantil_interna.html

ACAM
ACAM
A ACAM busca aperfeiçoamento técnico para que o tratamento seja realizado com sucesso e incorporado ao cotidiano familiar e trabalha com a realidade do adoecimento, modificando positivamente e participando na melhoria da qualidade de vida.

Os comentários estão encerrados.