Alongamento

Massageador
06/04/2020
Drenagem Autógena
08/04/2020

Os alongamentos também são importantes para o tratamento,  pois a musculatura respiratória pode ficar encurtada, devido ao desconforto respiratório (“cansaço”), causando deformidades no tórax e dificultando ainda mais a respiração (expansão pulmonar).

Os alongamentos precisam ser realizados diariamente para prevenção das deformidades torácicas, além de diminuir a tensão muscular e melhora e/ou manutenção da flexibilidade.

CRIANÇAS PEQUENAS

Musculatura Cervical

Posicione a criança sentada. Incline a cabeça da criança para o lado direito, tentando encostar a orelha no ombro. Mantenha essa posição por 20 segundos. A seguir, incline a cabeça para o outro lado e mantenha por 20 segundos. Cuidado para a criança não levantar o ombro.

Musculatura peitoral

Posicione a criança sentada. Apoie a coluna da criança em você. Puxe os ombros para trás e mantenha por 20 segundos.

Musculatura lateral

Deite a criança de lado. Apoie uma das mãos na cintura e a oura nos ombros. Afaste-as simultânea e lentamente por 20 segundos.

Dissociação de cintura escapular

Posicione a criança sentada. Segure as pernas no centro e vire os braços para a direita por 10 a 20 segundos. Depois vire os braços para o lado esquerdo e mantenha por 20 segundos.

Dissociação de cintura pélvica

Deite a criança de barriga para cima. Coloque uma das mãos no ombro direito e a outra mão, segure a coxa e rode para a esquerda mantendo por 20 segundos. Depois coloque a mão no ombro esquerdo e segure a coxa erode para a direita. Mantenha por 20 segundos.

CRIANÇAS MAIORES E ADULTOS

Cada uma das posições deve ser mantidas por 20 segundos.

Coloque as mãos sobre a nuca e posicione a cabeça para baixo.

Puxe a cabeça com uma das mãos até sentir uma leve pressão na lateral do pescoço. Repita o processo para o outro lado.

Faça um movimento giratório com a cabeça, primeiro girando para a direita e depois para a esquerda.

Com as pernas paralelas e um pouco dobradas. pressione o cotovelo em direção ao corpo. Repita o processo para o outro lado.

Leve o braço dobrado para trás da cabeça e, com a outra mão, puxe levemente para o outro lado. Repita o mesmo processo do outro lado.

Com os joelhos um pouco dobrados e uma das mãos na cintura, levante a outra mão para cima e incline- se para a lateral. Repita o mesmo processo para o outro lado.

Mantenha as pernas bem afastadas e a ponta dos pés apontada para fora e desça o tronco para um dos lados até sentir uma leve tensão na parte de trás da coxa. Repita o mesmo processo para o outro lado.

Com as pernas afastadas, mantenha as mão apoiadas no chão com os joelhos um pouco flexionados.

Mantenha o tronco ereto e afaste as pernas, mantendo uma  para frente e outra para trás. Dobre um pouco a perna da frente e deixe a de trás estendida com o calcanhar no chão. Depois repita o mesmo processo trocando as pernas de posição.

Estique os braços para cima.

Mantenha o tronco ereto. Leve um pé para trás até encostar no bumbum. Repita o mesmo processo com a outra perna.

Mantenha o tronco ereto. Com as pernas afastadas manter uma para frente e outra para trás. Dobre o joelho da frente até formar um ângulo de 90º. Repita o mesmo processo com a outra perna.

Pode utilizar a bola suíça para realizar o alongamento.

 

Dúvidas sobre o alongamento pergunte a um profissional.

ACAM
ACAM
A ACAM busca aperfeiçoamento técnico para que o tratamento seja realizado com sucesso e incorporado ao cotidiano familiar e trabalha com a realidade do adoecimento, modificando positivamente e participando na melhoria da qualidade de vida.

2 Comentários

  1. Cláudia disse:

    Estão arrasando! Parabéns

  2. JEANE OLIVEIRA DA SILVA BRAGA disse:

    Excelente material! Nao sabia da importância de alongar diariamente. Exercicios faceis de fazer e explicação otima! Parabéns !!!