Drenagem Autógena

Alongamento
07/04/2020
Ciclo Ativo da Respiração
09/04/2020

A Drenagem  Autógena é uma técnica que utiliza diferentes volumes pulmonares e conscientiza o paciente a ter a respiração pela barriga, utilizando mais o diafragma. Isso possibilitará a mobilização de secreções em diferentes áreas do pulmão.

Indicado para pacientes a partir de 8 anos ou quando o fisioterapeuta avalia que a criança consegue fazer corretamente.

COMO FAZER

  1. Paciente sentado com uma das mãos na barriga e outra no peito. Peça para puxar o ar lentamente pelo nariz e soltar lentamente pela boca. Puxar apenas um pouco de ar. No final da inspiração, o paciente deve segurar o ar nos pulmões por três segundos e solta o ar devagar. Repita três vezes.
  2. A seguir, puxe um pouco mais de ar do que antes, segure por três segundos e solte todo o ar lentamente pela boca. Repita três vezes.
  3. Em seguida, puxe o máximo de ar que conseguir, segure por 3 segundos e solte todo o ar lentamente pela boca. Repita três vezes.
  4. Para finalizar, você deve tossir. Repita novamente todo o processo  por pelo menos 2 minutos e descanse. Repita até completar 20 minutos, ou quantas vezes forem necessárias para soltar a secreção.

DÚVIDAS SOBRE A TÉCNICA, PERGUNTE AO SEU FISIOTERAPEUTA.

ACAM
ACAM
A ACAM busca aperfeiçoamento técnico para que o tratamento seja realizado com sucesso e incorporado ao cotidiano familiar e trabalha com a realidade do adoecimento, modificando positivamente e participando na melhoria da qualidade de vida.

Os comentários estão encerrados.