É possível conviver com a Fibrose Cística e ter qualidade de vida.

A Associação Carioca de Assistência a Mucoviscidose é uma organização sem fins lucrativos que desde 1989 que presta assistência e serviços às pessoas com fibrose cística e seus familiares do Rio de Janeiro.

Representar pessoas com Fibrose Cística e seus familiares, na busca pela garantia de seus direitos sociais, na defesa do diagnóstico e tratamento adequado, incentivar a pesquisa e difundir conhecimento sobre a doença, esta é a nossa missão.

A ACAM oferece a seus associados assistência, acolhimento, orientação e acompanhamento através de uma equipe multidisciplinar. Buscamos aperfeiçoamento técnico para que o tratamento seja realizado com sucesso e incorporado ao cotidiano famíliar. Trabalhamos com a realidade do adoecimento, modificando positivamente e participando na melhoria da qualidade de vida.

Sentimos a necessidade de potencializar os atendimentos e serviços prestados contribui para melhor adaptação da rotina exaustiva de tratamento. É importante conhecer a realidade social e orientar a conduta do tratamento de acordo com as necessidades individuais de cada família.

O agravamento da doença pode ser alterado quando atuamos diretamente nos erros mais comuns realizados na conduta diária. Esta tem sido nossa luta por mais de duas décadas.

1989

Nasce a ACAM

Pais se unem para criar a Associação Carioca de Assistência à Mucoviscidose para lutar por seus direitos.

1991

É oficial

Temos o Registro Civil de Pessoas Jurídicas junto ao nosso primeiro estatuto.

2001

Firmado nosso TAC

Conquistamos o comprometimento do Estado no fornecimento de todas as medicações nos polos de distribuição junto a Secretaria de Saúde Estadual, Instituto Fernandes Figueira e Hospital Universitário Pedro Ernesto.

2002

Utilidade Pública

Conquistamos o título de Utilidade Pública Estadual.

2004

Nossa sede

Inauguramos nossa sede para atendimento e contratamos nosso primeiro funcionário.

2005

Queremos sempre ajudar

Iniciamos nosso serviço de Assistência Social com acompanhamento especializado e sistematizado.

2006

Nossa luta

Recebemos o Registro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e, obtendo sucesso, realizamos atos públicos na reivindicação de medicamentos em falta.

2007

Crescemos

Iniciamos nossos setores de Fisioterapia e Nutrição junto ao recebimento do registro no Conselho Municipal de Assistência Social.

2009

20 anos de ACAM

Iniciamos nossos setor de Psicologia.

2010

Pelo Rio afora

Participamos de eventos importantes como o XII Congresso Latino-americano de Fibrose Cística em Catagena das ìndias na Colômbia, o III Congresso Brasileiro de Fibrose Cística em Minas Gerais, ajudamos a criar o Centro de Atendimento de Adulto na Policlínica Piquet Carneiro e ainda recebemos o Título Declaratório de Utilidade Pública Municipal.

2011

Mais uma luta

Lutamos para incluir da 3° fase de Triagem Neonatal (que diagnostica Fibrose Cística) na rede pública do Estado e ainda ganhamos o Prêmio Pedro Ernesto por apresentação de trabalho científico no Congresso Saúde Infantil do HUPE.

2012

Mais uma vitória

Conquistamos a inclusão da 3° fase de Triagem Neonatal na rede pública do Estado e recebemos o registo de Utilidade Pública Federal.

Após termos participado do IV Congresso Brasileiro de Fibrose Cística demos início ao Projeto Equipe de Fibra no Rio – Projeto do Unidos Pela Vida que visa demonstrar a importância da atividade física na vida das pessoas com fibrose cística.

2015

Somos referência no Brasil

Apresentamos 9 posters no V Congresso Brasileiro de Fibrose Cística.

2016

E no Mundo

Participamos do XV Congresso Latino-americano de Fibrose Cística.

AGORA

Pensando no futuro

Queremos continuar cuidando, dar alento e suporte a todos que precisam, estar presente em todos os momentos e, para isso, precisamos de toda ajuda possível. Doe, curta nossas redes sociais, acompanhe nosso blog e venha a nossos eventos.

Você é essencial para nós.