Cadastro Único

Bem-vindo recém chegado!
26/04/2017
Você está com a caderneta de vacinação do seu filho(a) atualizada?
12/08/2020

VOCÊ SABE O QUE É?

É a forma de registro de informações de famílias com renda baixa do nosso país que possibilita conhecer melhor a realidade socioeconômica para a inserção em Programas Sociais do Governo.

É utilizado para acesso a vários benefícios, entre eles o Programa Bolsa Família, da Tarifa Social de Energia Elétrica, do Programa Minha Casa Minha Vida, Programa Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada, ENEM entre outros. Legal né? O Cadastro único funciona como um passaporte para acesso a políticas públicas e programas do governo federal, estadual e municipal.

COMO SE CADASTRAR

Para se inscrever a família precisa:

  • Ter renda mensal de até meio salário, R$522,50 por pessoa;
  • Ter renda mensal de até três salários mínimos, R$3.135,00; ou
  • Com renda maior de três salários mínimos, desde que o cadastramento esteja vinculado a inclusão em programas sociais na esfera federal, estadual e municipal.

Se você mora sozinho(a), não se preocupe. Também pode se inscrever. Até mesmo quando a pessoa vive em situação de rua.

O Cadastramento necessita que as informações sobre você e sua família sejam verdadeiras. Preferencialmente o responsável por prestar as informações deve ser mulher e prestar informações de TODOS os membros da família; Ter no mínimo 16 anos. Essa pessoa é chamada de Responsável pela Unidade Familiar (RF) e deve se comprometer a atualizar o cadastro sempre que houver mudanças na família. Isso é muito importante!

Não se esqueça dos documentos. Eles são essências para o cadastro!

O Responsável pela Unidade Familiar (RF): obrigatória a apresentação do CPF ou do Título de Eleitor.

Exceções: famílias indígenas e quilombola

O RF da família indígena pode apresentar o CPF, o título de eleitor, mas também o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) ou outros documentos de identificação, como certidão de casamento, RG e carteira de trabalho.

O RF da família quilombola pode apresentar o CPF, o título de eleitor ou outros documentos de identificação como certidão de nascimento, certidão de casamento, RG ou carteira de trabalho.

Para as outras pessoas da família é preciso apresentar um destes documentos: Certidão de nascimento, certidão de casamento, CPF, carteira de identidade (RG), carteira de trabalho ou Título de Eleitor.

Alguns documentos NÃO são obrigatórios, mas ajudam muito no processo de cadastro:

  • Comprovante de endereço, de preferência a conta de luz;
  • Comprovante de matrícula escolar das crianças e jovens até 17 anos. Se não tiver o comprovante, o RF deve informar o nome da escola de cada criança ou jovem;
  • Carteira de trabalho

Você passará por uma entrevista em que o entrevistador pode te orientar e encaminhar para que os documentos sejam feitos. Se a pessoa nunca foi registrada, a primeira via da certidão de nascimento é gratuita. E o cadastro único é um direito da família com baixa renda. É importante saber que enquanto não tiver os documentos o cadastro ficará incompleto e não terá como participar dos programas sociais. Mas não deixe de fazer, pois isso permite ao governo saber que precisa realizar ações de mobilização para o registro civil de nascimento e a documentação básica dos cidadãos.

CADASTRO EM DIA

Alterações dos membros da família que devem ser comunicadas. Vejam abaixo alguma delas:

  • Nascimento ou morte de alguém na família;
  • Saída de um integrante para outra casa;
  • Mudança de endereço;
  • Entrada das crianças na escola ou transferência de escola;
  • Aumento ou diminuição da renda, entre outros.

Lembrete:

O cadastro deve estar atualizado. É obrigatório a cada dois anos.

O Cadastro Único não significa que a pessoa será incluída automaticamente nos programas e sim uma condição para acesso após programas disponíveis.

ONDE FAZER O CADASTRO ÚNICO

Você precisa ir ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua casa.

Fique atento aos horários de funcionamento, devido a pandemia Covid-19, o atendimento ao público é de 10 as 14horas. Não sabe o endereço? Entre em contato com a ACAM RJ e orientamos você!

COMO CONSULTAR SEU CADASTRO

Depois de efetivar a inscrição, você pode consultar o seu Número de Identificação Social (NIS), através do site ou se preferir, baixe o aplicativo MEU CADÚNICO.

Fonte:

https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/

https://www.gov.br/cidadania/pt-br/acoes-e-programas/cadastro-unico

http://www.rio.rj.gov.br/

ACAM
ACAM
A ACAM busca aperfeiçoamento técnico para que o tratamento seja realizado com sucesso e incorporado ao cotidiano familiar e trabalha com a realidade do adoecimento, modificando positivamente e participando na melhoria da qualidade de vida.

Os comentários estão encerrados.