Bem-vindo recém chegado!

Cadastro Único
05/08/2020

Após o diagnóstico as pessoas com fibrose cística e suas famílias são encaminhadas a ACAM pelos hospitais de referência da doença. Essa chegada é marcada pela insegurança do novo. A descoberta do diagnóstico de uma doença genética, progressiva e ainda sem cura é certamente um dos episódios mais difíceis para vida de uma família.

“Parabéns a estas meninas maravilhosas, verdadeiras assistentes sociais. Em meio a dúvida e preocupação sempre nos acolhem com todo carinho. Mesmo que de longe até um alô delas nos acalma” – (L. E)

Dúvidas, medos, angústias e dificuldades de assimilar as informações necessárias para conduzir o tratamento passam a fazer parte da rotina. Este novo cenário requer que todo o núcleo familiar se adapte a uma nova dinâmica de vida. O acolhimento, a escuta qualificada, entender a quem estamos atendendo como um todo e não somente com foco no adoecimento favorece melhores condições de se capacitarem para a realização do tratamento. O acolhimento é um conceito frequentemente utilizado para expressar as relações que se estabelecem entre usuário e profissionais na atenção à saúde.

No entanto, não se trata de uma simples relação de prestação de serviço. Mais do que isso, o acolhimento implica uma relação cidadã e humanizada, de escuta qualificada. Neste sentido, consideramos que o acolhimento ofertado proporciona a criação de vínculo entre associação e família e principalmente auxilia para que se sintam parte de um grupo que se importa verdadeiramente com vida daqueles que amam.

A partir do acolhimento, passamos a acompanhar e caminhar juntos. Todos podem contar conosco na trajetória a percorrer com a fibrose cística. Orientamos para que todo o tempo dedicado ao tratamento seja um meio de contribuir para a melhoria na qualidade de vida e melhor desempenho das atividades cotidianas.

ACAM
ACAM
A ACAM busca aperfeiçoamento técnico para que o tratamento seja realizado com sucesso e incorporado ao cotidiano familiar e trabalha com a realidade do adoecimento, modificando positivamente e participando na melhoria da qualidade de vida.

Os comentários estão encerrados.