A importância da Fisioterapia no Tratamento

COMO USAR O BRONCODILATADOR
21/06/2017

O objetivo da fisioterapia no tratamento para fibrose cística é proporcionar  uma melhor capacidade respiratória e prevenir futuros agravos da doença. Sua realização diária, além de impedir a progressão da doença, auxilia no tratamento medicamentoso.Um dos principais benefícios da fisioterapia é evitar que haja o acúmulo de secreções nos pulmões. Dessa forma, previne a colonização por diversos tipos de bactérias e evita, principalmente o agravamento da doença. Existem muitas técnicas de fisioterapia utilizadas atualmente mas, cada uma deve se adequar especificamente a cada tipo paciente. Os objetivos do tratamento consistem em eliminar secreções das vias aéreas, manutenção do quadro respiratório com melhora na capacidade pulmonar e condicionamento físico. Apresentaremos alguns equipamentos  utilizados pela fisioterapia.

Shaker

O Shaker é o exercitador respiratório e incentivador da higiene brônquica . É utilizado para mobilizar as secreções e facilitar a expectoração, proporcionando a desobstrução dos pulmões.

EPAP

Este método consiste da auto aplicação de uma pressão positiva na expiração através de uma válvula de resistência acoplada a uma máscara. O aumento da pressão, desloca o muco em direção as vias aéreas centrais, onde pode ser eliminado.

Threshold

O Threshold PEP – Treinador Muscular Expiratório. Fornece pressão consistente e específica para a expansão dos alvéolos. Quando o paciente expira pelo equipamento, a carga resistiva cria uma pressão positiva que ajuda a expandir as vias aéreas e permite que o muco seja expulso durante a tosse, proporcionando a higienização brônquica/pulmonar e de vias aéreas superiores.

Selo D’Água

Este equipamento, mais simples e acessível a todos,  é semelhante aos aparelhos Shaker e Flutter, pois promove mobilização de secreção.

The Vest

Este equipamento  é de alto custo, muito usado nos EUA. Através da tecnologia de oscilação de parede de alta freqüência, o The Vest serve para ajudar os pacientes a mover as secreções retidas de vias aéreas menores para vias aéreas maiores, onde podem ser mais facilmente removidas pela tosse.

ATENÇÃO

Os instrumentos acima auxiliam na conduta da fisioterapia e não substituem um atendimento profissional e devem ser higienizados adequadamente para evitar contaminação por bactérias.

ACAM
ACAM
A ACAM busca aperfeiçoamento técnico para que o tratamento seja realizado com sucesso e incorporado ao cotidiano familiar e trabalha com a realidade do adoecimento, modificando positivamente e participando na melhoria da qualidade de vida.

Os comentários estão encerrados.