COMO USAR O BRONCODILATADOR

A importância da Fisioterapia no Tratamento
11/05/2017
Trampolim na Fisioterapia
05/07/2017

A inalação deve ser feita de pé ou sentado

É importante que a pessoa esteja com a cabeça ereta quando for fazer a inalação, do contrário o medicamento pode não chegar aos brônquios. Assim, você garante que a medicação não ficará depositada na boca e garganta, diminuindo sua eficácia.

Agite a Medicação

Os broncodilatadores precisam ser agitados antes na inalação. Isso é necessário para deixar a medicação bem diluída nos gases do aerosol, garantindo que o medicamento fique homogêneo e a dose inalada seja uniforme. Agite vigorosamente de cinco a oito vezes antes de fazer a inalação.

Posicione a bombinha da maneira correta

O nebulímetro deve estar sempre posicionado em forma de “L”, com o bocal virado para baixo. Usá-lo de forma inadequada pode fazer com que as partículas se depositem no céu da boca ou garganta.

Deixe um espaço entre a boca e a medicação

Estudos comprovam que aproximar demais o broncodilatador tende a aumentar o número de partículas que ficam impactadas no céu da boca e garganta antes de chegar aos brônquios. Posicione o nebulímetro a uma pequena distância da boca, de aproximadamente dois dedos. Para quem tem dificuldades de seguir esse passo, é possível utilizar espaçadores, que tem justamente a função de manter essa distância.

Respire corretamente

Para que a medicação seja absorvida da forma correta, é importante coordenar sua respiração com a liberação do medicamento. Solte todo o ar dos pulmões logo antes de fazer a inalação, posicione o nebulímetro, acione o spray e puxe o ar ao mesmo tempo, lentamente. Quando terminar de inspirar o ar, conte mentalmente até dez, segurando a respiração. Isso garante a boa penetração dos medicamentos nos pulmões. Esse processo deve ser feito sem pressa: a respiração muito rápida acarreta um fluxo turbulento, fazendo com que as partículas fiquem nas vias aéreas superiores, enquanto a inspiração lenta e uniforme regulariza o fluxo das partículas, aumentando a proporção depositada nas vias aéreas inferiores.

Faça uma inalação por vez

Nunca libere o medicamento mais de uma vez na mesma respiração. De acordo com os especialistas, fazer isso pode prejudicar a absorção do medicamento e até provocar engasgos

Repita os processos

Ao fazer uma segunda ou terceira inalação, é importante que você repita todos os processos, desde a agitação do medicamento.

Enxague a boca ou escove os dentes

É importante lavar a boca ou escovar os dentes após fazer a inalação, principalmente aqueles que utilizam medicação com corticoides. Isso evita que a medicação seja absorvida pela mucosa da boca, elevando o risco do paciente sofrer as reações adversas descritas em cada medicamento.

DICA

  1. Se a latinha afundar está cheia de medicamento.
  2. Se ela boiar na vertical está com a metade do medicamento.
  3. Se ela boiar na horizontal acabou o medicamento.

HIGIENIZAÇÃO DO ESPAÇADOR

  1. Desacoplar o adaptador, á máscara, o bocal do corpo do alumínio e a válvula de inalação somente quando for higienizar.
  2. Mergulhar as peças em água acrescida de detergente neutro por 20 minutos.
  3. Enxaguar as peças com água filtrada com movimentos suaves e colocá-las para secar em ar ambiente em cima de um papel toalha ou bancada limpa e protegido da luz solar.
  4. Acoplar novamente o adaptador, a válvula de inalação, o bocal e a máscara de alumínio.
  5. Depois de seco, guardar em um recipiente específico só para ele ou onde guarda os produtos higienizados para o tratamento.

OBS 1: OBSERVEM O ESTADO DO ESPAÇADOR E MÁSCARA ANTES DE USAR, POIS SE TIVER DANIFICADO PODE PREJUDICAR A ABSORÇÃO DO MEDICAMENTO. 

OBS 2: A MÁSCARA DO ESPAÇADOR É APENAS PARA CRIANÇAS COM ATÉ 6 ANOS DE IDADE. 

ACAM
ACAM
A ACAM busca aperfeiçoamento técnico para que o tratamento seja realizado com sucesso e incorporado ao cotidiano familiar e trabalha com a realidade do adoecimento, modificando positivamente e participando na melhoria da qualidade de vida.

Os comentários estão encerrados.