Vitamina K e a Fibrose Cística

Diabetes Mellitus relacionado à Fibrose Cística
12/06/2017

Componente do grupo de vitaminas lipossolúveis (solúveis em gordura) falaremos da vitamina K.

O papel mais conhecido da vitamina K está relacionado com a sua ação no processo de coagulação sanguínea. Alguns anticoagulantes, como a varfarina e o dicumarol atuam bloqueando a redução do epóxido de vitamina K, impedindo o processo de reutilização da vitamina.

A Vitamina K é importante no desenvolvimento precoce do esqueleto e na manutenção do osso maduro sadio.

Outra função da vitamina K está relacionada com a regulação do íon cálcio na matriz óssea como parte da osteocalcina (proteína do osso). Portanto, a vitamina é importante no desenvolvimento precoce do esqueleto e na manutenção do osso maduro sadio.

Além dessas funções, a vitamina K também é importante para o crescimento celular, pois está envolvida na síntese de proteínas presentes no plasma, rins e outros tecidos.

Algumas desordens gasto-intestinais, como a obstrução do ducto biliar, doença inflamatória intestinal, pancreatite crônica que estão relacionadas a uma absorção de gordura deficiente, promovem também baixa absorção da vitamina K.

Doenças no fígado também podem interferir no metabolismo da vitamina K. Além disso, a baixa ingestão de alimentos em conjunto com tratamentos a base de antibióticos que promovem a destruição da microbiota, reduzem a obtenção dessa vitamina e podem levar à carência da mesma.

Óleos, gorduras, frutas e hortaliças (verde escuras) são as principais fontes dessa vitamina.

Uma pesquisa realizada na Espanha em 2012 concluiu que o consumo de alimentos ricos em vitamina K como brócolis, espinafre e couve-flor pode reduzir pela metade o risco de diabetes tipo 2.

Melhores fontes

Salsa
Espinafre
Repolho
Agrião
Brócolis
Óleo de soja

Outras fontes

Mostarda
Óleo de oliva
Ervilhas
Couve-flor
Pepino
Repolho Roxo
Aveia
Farinha de trigo

ACAM
ACAM
A ACAM busca aperfeiçoamento técnico para que o tratamento seja realizado com sucesso e incorporado ao cotidiano familiar e trabalha com a realidade do adoecimento, modificando positivamente e participando na melhoria da qualidade de vida.

Os comentários estão encerrados.