Cuidados e Higienização do Inalador Omron

Recomendação Brasileira de Fisioterapia na Fibrose Cística
08/05/2019
Você conhece o Shaker?
25/03/2020

CONHECENDO O INALADOR

PRINCIPAIS INFORMAÇÕES

  • Se o dispositivo é usado continuamente, o tempo de vida útil do dispositivo pode diminuir. Por isso, recomendamos que adquire 2 deste aparelho, um para o Pulmozyme e outro para o antibiótico inalatório. A nebulização com a Solução Hipertônica (Salina) pode ser feita em um nebulizador comum.
  • Certifique-se de que o regulador de fluxo está fixado firmemente à parte superior do kit inalador. Os tamanhos das peças que se fixam nos lados esquerdo e direito do regulador de fluxo diferem entre si. Se o regulador de fluxo não for fixado na posição correta, o dispositivo não será capaz de nebulizar  corretamente.
  • Não incline o “copinho” do nebulizador quando estiver em uso. Ou seja, nebulizar sentado e não deitado.
  • Não enrole o cabo de alimentação ao redor do compressor (unidade principal) e adaptador. Pois pode não funcionar corretamente quando for reutilizá-lo.

HIGIENIZAÇÃO

Sempre lave os acessórios e o regulador de fluxo após cada utilização.

  1. Após a nebulização se houver alguma gotícula na mangueira pode deixar o compressor ligado, sem o “copinho”, até secar. Depois guarde a mangueira em um recipiente específico só para os acessórios do nebulizador.
  2. Desmonte o kit inalador (“copinho”, regulador de fluxo e máscara/ou bocal) e lave em água corrente (ou água quente) e sabão neutro.
  3. Deixe secar em ar ambiente em cima de um papel toalha ou bancada limpa.
  4. Após de seco guarde junto com a mangueira.

Desinfete os acessórios do nebulizador uma vez por semana ou antes da utilização, se as peças não tiverem sido usadas por um longo período de tempo. Use um dos métodos descritos abaixo:

  • Coloque o álcool a 70% em uma pequena vasilha junto com os acessórios e deixe por 15 minutos. Depois enxágue com água corrente.
  •  O “copinho”com o regulador de fluxo e o bocal podem ser fervidos de 15 a 20 minutos. A mangueira e a máscara não podem ser fervidos.
  • Lembre-se de deixar os acessórios secando em ar ambiente e depois guarda-los em seu recipiente específico.

A limpeza do compressor pode ser feita com pano umedecido com água ou detergente neutro, secar logo em seguida com pano seco. Uma vez por semana pode passar algodão umedecido com álcool a 70%.

MANUTENÇÃO

Caso não esteja saindo a “fumaça” ou esteja demorando a realizar a medicação pode ser problema com o kit inalatório e precisará ser trocado imediatamente.

Caso mesmo realizando a troca do kit inalatório e o aparelho não esteja realizando a nebulização corretamente você pode entrar em contato com o SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor, o número encontra-se na caixa do aparelho. Eles realizarão a troca do aparelho.

DURABILIDADE

Compressor: 5 anos

Filtro: 2 meses

Kit inalador e máscara: 6 meses

Importante ficar atento com a troca do kit inalatório e filtro, pois isso depende o bom funcionamento do aparelho e também ajuda a diminuir o risco de contaminação.

ACAM
ACAM
A ACAM busca aperfeiçoamento técnico para que o tratamento seja realizado com sucesso e incorporado ao cotidiano familiar e trabalha com a realidade do adoecimento, modificando positivamente e participando na melhoria da qualidade de vida.

Os comentários estão encerrados.