Vitamina A e a Fibrose Cística

Vitamina de Energyzip com morango
11/07/2017
Frutas com calda de sustagen
12/07/2017
Sabemos que na FC ocorre a má absorção de vitaminas lipossolúveis.
A Vitamina A é um micronutriente pertencente ao grupo das vitaminas lipossolúveis, essas vitaminas são absorvidas quando há presença de lipídeos (gordura), bile e suco pancreático. Após a absorção no intestino, estas são armazenadas nos tecidos.
As diferentes formas da vitamina A desempenham várias funções no organismo humano:
– É essencial para o bom funcionamento dos olhos. A córnea, parte transparente do olho, é protegida pela vitamina A. A falta desta vitamina pode gerar dificuldades de se enxergar em lugares com luz fraca, causar alterações oculares levando até mesmo à cegueira total;
– É necessária para o crescimento e o desenvolvimento de crianças, e para as mulheres grávidas, para permitir o crescimento do feto;
– Participa da defesa do organismo, pois ajuda a manter úmida e saudável as mucosas. As mucosas são um tipo de pele que recobre alguns órgãos por dentro, como o nariz, a garganta, a boca, os olhos, o estômago, e representam uma ótima proteção contra as infecções, tais como diarreia e infecções respiratórias, possibilitando uma recuperação mais rápida.

A deficiência da vitamina A, também chamada de hipovitaminose A, é responsável por uma série de problemas de saúde:

– O crescimento e o desenvolvimento da criança ficam prejudicados;
– Há uma dificuldade de enxergar no escuro (cegueira noturna);
– Cegueira irreversível nas crianças;
– Aumento da gravidade de infecções comuns, como a diarreia e infecções respiratórias;
– Aumento da mortalidade infantil.

DICAS
A vitamina A é encontrada quase que exclusivamente em produtos animais, como leite materno, fígado, óleos de peixe, gema, leite integral entre outros. A provitamina A é encontrada em vegetais folhosos verdes-escuros (como espinafre, e folhas novas de vários vegetais), vegetais amarelos (como abóbora e cenoura) e frutas não cítricas amarelas e laranjas (como mangas, pêssego e mamão), além de óleos e frutas oleaginosas (buriti, pupunha, dendê, pequi). A melhor fonte de vitamina A para o lactente é o leite materno.
ACAM
ACAM
A ACAM busca aperfeiçoamento técnico para que o tratamento seja realizado com sucesso e incorporado ao cotidiano familiar e trabalha com a realidade do adoecimento, modificando positivamente e participando na melhoria da qualidade de vida.

Os comentários estão encerrados.