O Poder da Vacina
A vacina é muito poderosa e estimula o corpo a se defender contra os organismos (vírus e bactérias) que provocam doenças. Elas fazem que o nosso corpo produza uma defesa, chamada anticorpos que ficam em nosso organismo e evita que a doença apareça. É a tão falada imunidade.
É bom saber que:
A vacinação é um direito da criança. Negar esse direito é ser negligente com a vida do seu filho(a). O estatuto da criança e do adolescente diz:
Art. 7º – “A criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.”
A vacinação é um gesto de amor e proteção. É também um dever dos responsáveis. O Estatuto da criança e do adolescente no artigo 14 diz que: ”É obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias”. Sendo assim, deixar de vacinar a criança e o adolescente é um descumprimento da lei em que os responsáveis podem responder civil e criminalmente.
Algumas vacinas para serem eficaz devem ser realizadas de acordo com a idade do bebê e da criança. São as chamadas vacinas de rotina.
As campanhas de vacinação como a vacina da gripe que terminou a pouco tempo e atingiu idosos, adultos, crianças, por exemplo, são determinadas de acordo com o Calendário do Ministério da Saúde e não exclui a importância da vacinação de rotina.
Todos podem ser imunizados contra algumas doenças. Há vacinas específicas para cada grupo. Crianças, adolescentes, homens, mulheres e idosos, mas principalmente os bebes
Vacinas podem causar reações como febre, vermelhidão e cansaço. O corpo trabalha muito para estimular o organismo a produzir os anticorpos e ensinar o corpo a se defender . Mas não se preocupe, essas reações geralmente são rápidas e tenha ao tomar a vacina, você está evitando que seu filho ou você mesmo fique doente!
A vacinação é uma proteção contra mais de 20 doenças diferentes, através de 19 tipos de vacinas. Saiba quais doenças podem ser evitadas:
- Tuberculose
- Difteria, tétano e coqueluche
- Poliomielite
- Influenza (gripe)
- Hepatite A
- Hepatite B
- Sarampo, caxumba e rubéola
- Varicela
- Infecções por Hib
- Doença Pneumocócica
- Meningite C
- Febre amarela
- Rotavirose
- HPV (Papilomavírus Humano)
A vacinação protege e salva vidas, por isso, mantenha a caderneta de vacinação atualizada.
Quer saber mais? Entre em contato com a ACAM RJ.