A Doença pelo Coronavírus 2019 (COVID-19) é similar a uma “gripe”. Geralmente é uma doença leve ou moderada, mas alguns casos podem ficar graves.
Os sintomas mais comuns são:
- Febre;
- Tosse;
- Dificuldade para respirar.
Alguns pacientes podem apresentar:
- Cansaço;
- Dores no corpo;
- Mal estar em geral;
- Congestão nasal; corrimento nasal;
- Dor de garganta;
- Dor no peito.
Esses sintomas são leves e começam gradualmente.
Algumas pessoas são infectadas, mas não apresentam sintomas ou apresentam sintomas leves , quase que imperceptíveis.
A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento especial. Cerca de 1 em cada 6 pessoas adoecem pelo COVID-19 podem apresentar a forma grave da doença.
Pessoas idosas e portadoras de certas condições crônicas como pressão alta, doenças cardiovasculares e diabetes, têm um maior risco de desenvolver a forma grave.
Pessoas com febre, tosse e dificuldade em respirar devem procurar atendimento médico imediato. Deve-se utilizar máscara como forma de prevenir a dispersão de gotículas respiratórias ao tossir, espirrar ou falar, combinando a lavagem ou higienização das mãos. Após o atendimento, deve-se seguir as orientações médicas, evitando frequentar ambientes públicos ou mesmo trabalho, buscando permanecer em casa até desaparecer os sintomas. Isso irá prevenir a propagação de vírus e a ocorrência de novas infecções.